quinta-feira, 22 de setembro de 2011

O MAU USO DA TECNOLOGIA E A SUA INFLUÊNCIA NAS GERAÇÕES FUTURAS


A Nucleus accumbens septi é a área do cérebro que mais é afetada pela dopamina. Esta área está associada ao córtex pré-frontal do cérebro humano e este é o responsável pelo controlo de sentimentos como o pânico, a dor, a raiva, o prazer, o bem-estar, entre outros. O seu mau funcionamento está ligado a uma total absorção no aqui e agora e, e daí resulta uma enorme incapacidade de considerar as implicações das ações futuras e passadas. Este mau funcionamento é desencadeado devido ao excesso de dopamina gerado pelos jogos quando o jogador consegue alcançar um objetivo ou ao alcançar um novo checkpoint. Inconscientemente, o nosso corpo habitua-se a ter um certo nível de dopamina no organismo e sabe onde pode encontrar esses níveis de dopamina, onde já o experimentou anteriormente. Daí surge o vício do jogo, tal como criamos o vício das drogas, do álcool, etc.
 O mau uso da tecnologia está a criar uma geração de crianças incapazes de pensar por si mesmas e de empatizar e estabelecer relações com os outros.
O mundo dos computadores parece oferecer uma opção mais segura do que o mundo real, pois não há brigas, não há a possibilidade do menino cair e se magoar. No entanto, o mundo Online pode trazer consequências muito mais nefastas que um arranhão, uma briga ou uma perna partida, como degenerações cerebrais ou até uma perda parcial de identidade.
Prevê-se que a nossa geração, e as gerações futuras, terão grandes perdas a nível da identidade, naquilo que cada um é, devido ao tempo gasto no mundo virtual, um mundo a 2 dimensões.
Escrito por João Pedro Pereira   
Monday, 26 May 2008
Fonte: http://www.pensamentocritico.com/index.php?option=com_content&task=view&id=76&Itemid=27

5 comentários:

  1. Devemos sim usar as tecnologias, mas porém com sabedoria para não nos perdemos no mundo onde a conversa pessoal faz muito sentido.

    ResponderExcluir
  2. Realmente há um equívoco quanto relacionar segurança ao uso do computador. O ser humano precisa experiênciar o processo do contato ao vivo com outras pessoas. Interagir faz parte da construção das características humanas.

    ResponderExcluir
  3. Realmente há um equívoco quanto relacionar segurança ao uso do computador. O ser humano precisa experiênciar o processo do contato ao vivo com outras pessoas. Interagir faz parte da construção das características humanas.
    Rita e Angela

    ResponderExcluir