Por que precisamos usar a tecnologia na escola?

Porque precisamos usar a tecnologia na escola? Neste novo mundo moderno, estamos nos deparando com a evolução cada vez mais rápida da tecnologia na sociedade, e não podia estar a escola alheia a esse desenvolvimento. Mas de alguma forma esse avanço tecnológico está mudando o nosso jeito de aprender e ensinar. Nos tempos atuais, a escola não pode ser conformar com o simplesmente ensinar a ler e escrever, como único mecanismo de superação pessoal. Se queremos que nossos alunos tenham oportunidades na sociedade, nos devemos assumir o nosso desafio de levá-los a um novo patamar. Se não tomarmos a responsabilidade de formar nossos alunos para que sejam inseridos na “sociedade da informação” , estaremos relegando eles, ou melhor condenando eles as piores condições ou a exclusão social. Se ignorarmos o que esta acontecendo no mundo, se, por medo ou por acreditar que é algo muito distante de nós, ou ficarmos indiferentes e não nos prepararmos, estaremos condenados a ser vitimas passivas daquilo que outros decidirem. Para isso precisamos estar preparados, motivados e capazes de levá-los ou melhor ir com eles a esse futuro que já chegou. Porque queremos usar a tecnologia na escola? Somente para não 
ficarmos de fora? O que acha?
Julio Fernandes

A tecnologia na escola já é usada há muito tempo, tecnologia não se restringe apenas ao uso do computador. Já se usa nas escolas através das apresentação de vídeos, ou antigamente através de fitas de vídeo cassete, isto também é uma forma de tecnologia, tudo se transforma em tecnologia, dos suportes que temos, desde o giz, material didático, material impresso, até a lousa, pois são ferramentas que auxiliam na construção do conhecimento.
Hoje as tecnologias, como se diz no texto, já não são tão novas assim, desde a década de 80 já se temia o uso, se ficaria massificada, se o professor seria substituído, enfim. O que importa é que já estamos nesta nova era, e não há como regressar, temos que incorporar seu uso, haja vista que os alunos já estão nesta nova era, já são os nascidos digitais, e muitos deles já a usam no seu dia a dia, para se comunicar, assistir a vídeos, postar mensagens, baixar arquivos, participam de redes sociais. Se nós professores não acompanharmos esta evolução dos alunos, eles com certeza acharão a forma tradicional de dar aulas "não muito de acordo com o que eles queriam", pois o mundo deles já tem mais interação, através do áudio e do vídeo.
É preciso sim utilizar as tecnologias, porque assim os alunos nos verão com outros olhares e se interessarão mais por nossas aulas e com certeza aprenderão muito mais, que é o principal intuito da educação.
Lembrando também de adequar às mídias que se tem mais habilidades, não é necessário incorporar tudo de uma vez, é preciso testes, não há uma fórmula pronta e acabada,
nós professores, somos de uma formação que não tivemos tecnologias envolvidas em nossas grades, por isso é mais complicado de incorporar. Mas é preciso começar a tentar mudar, aos poucos, creio que até mesmo os professores que acham que é difícil, sentirão prazer em ver que os alunos gostaram e aprenderam mais o seu conteúdo.  
Vanusa Viana

 O uso da tecnologia nas escolas e de fundamental importância para os educandos, pois os avanços tecnológicos estão presentes em seu cotidiano e o futuro profissional que os espera requer o pleno domínio de tecnologias e conhecimentos, onde estamos vivendo em um mundo capitalista e individualista: “Vence o melhor e mais sábio”.  
Embora nós educadores sentimos uma insegurança em trabalhar no dia a dia de nossas aulas com as TIC, devemos buscar aprimorar nossos conhecimentos através de cursos oferecidos e muito estudo, já que a escola deverá ser menos lecionadora e mais organizadora e articuladora dos diversos espaços de conhecimento (TV. internet, vídeos, e demais equipamentos tecnológicos), ensinar os jovens a ter acesso a essas informações e utilizá-la para seu crescimento pessoal profissional e intelectual, pois os mesmos têm usado a tecnologia somente para entretenimento, diversões , bate papos podendo causar ate vícios em determinados site de jogos.    
Iara Cristina Gomes de Almeida