Os gráficos nos permitem uma visualização e interpretação melhor e facilitada do resultado dos dados. As pessoas responsáveis por reuniões deveriam usá-las para expressar melhor uma análise, um resultado pois facilita o entendimento do público alvo, por exemplo, numa reunião de entrega de boletins, de análise de resultados de determinada prova, ou olimpíada, etc.
Na interenet há diversos sites que nos possibilita usar de projetos que utilzam das planilhas etetrônicas também em sala de aula.
Abaixo segue um link do site Educarede onde se fala de um projeto utilizando de planilhas:
Educarede Uso de planilhas eletrônicas
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Abaixo outro link, mas neste sobre Avaliação escolar e Web 2.0, muito útil para interpretação da direção da escola . Segue abaixo um pequeno trecho do que se fala neste site:
Uso de planilhas compartilhadas na web 2.0 como ferramentas pedagógicas auxiliares
O processo de avaliação escolar é extremamente complexo e implica em análises qualitativas e quantitativas da aprendizagem dos alunos. Por essa razão a avaliação acaba se tornando muitas vezes, na prática cotidiana da sala de aula, um processo ultra-simplificado que consiste apenas em “dar notas” para os alunos de acordo com a percepção subjetiva da “qualidade do aluno”. Assim, muitas vezes a avaliação se resume a uma “opinião quantificada” (traduzida em uma escala de 0 a 10) que classifica os alunos em uma ordem que vai do “pior” (menor nota) ao “melhor” (maior nota).
O objetivo desse artigo não é o de discutir metodologias, critérios e objetivos da avaliação (desses temas eu tratarei no meu blog “Aprendendo a Ensinar“), mas sim o de apresentar uma ferramenta web 2.0 simples e eficaz para a análise estatística dos resultados quantitativos da avaliação: as planilhas de cálculo do GoogleDocs.
A vantagem de usar uma planilha de cálculo para a análise das notas dos alunos está no fato de que ela nos dá diversas medidas estatísticas sem nenhum esforço de cálculo e de forma praticamente instantânea. A análise dessas medidas nos permite compreender melhor o universo dos nossos alunos e dá melhores rumos para nossas intervenções no processo de ensino e aprendizagem.
A sugestão de uso de planilhas do GoogleDocs vem do fato de que elas não exigem nenhum software instalado no seu computador além do próprio sistema operacional e do navegador necessário para acessar as páginas da internet. Além disso, as planilhas do GoogleDocs podem ser compartilhadas com seus alunos (no formato de “visualização apenas”), de maneira que eles podem acessar suas notas e estatísticas a partir de qualquer computador conectado à internet.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Abaixo um artigo sobre o se o uso da planilha interfere ou não na proficiência do aluno:
O link deste artigo: A importância da planilha eletrônica
O uso das planilhas eletrônicas além de fácil é super rápido e o resultado da análise dos dados é de extrema eficiência.
ResponderExcluirEsqueci de assinar o post acima: Angela
ResponderExcluir